quinta-feira, 21 de junho de 2012

Relações Públicas no Terceiro Setor

Por: Gustavo Heinzen

 


A área de eventos, de assessor de imprensa e de gestão de mídias sociais são as áreas mais lembradas. Mas um espaço de atuação está se tornando uma grande oportunidade para o profissional de RP, trabalhar com o terceiro setor.
        
          O terceiro setor, segundo Rubem Fernandes (teórico brasileiro) no livro O Terceiro Setor na América Latina (1994), “é o termo que vem sendo utilizado para designar o conjunto de iniciativas provenientes da sociedade, voltado à produção de bens públicos, como, por exemplo, a conscientização para os direitos da cidadania e a prevenção de doenças transmissíveis, sendo um setor voluntário e não lucrativo”.

          A função do comunicador no terceiro setor pode ser exercida em uma organização não governamental (ONG) ou em empresas privadas.

         Nas ONGs, o Relações Públicas tem a tarefa de desenvolver planos de comunicação para angariar recursos e capital, conseguir parceiros e patrocinadores, e divulgar essas ações para que tenha reconhecimento e incentive outras instituições. Vale frisar que, ao contrário do senso comum, atuar nesse meio filantrópico não significa trabalhar de graça.
       
          Em empresas privadas, o RP será designado para coordenar ações direcionadas a responsabilidade social. A empresa é considerada um elemento da sociedade, portanto tem os mesmos deveres morais que um cidadão. Além disso, é importante que a empresa tenha uma boa imagem perante seus consumidores, parceiros e sociedade em geral.

           Andrés Falconer, coordenador de projetos do Terceiro Setor da Universidade de São Paulo (USP) diz em sua dissertação de mestrado em Administração, A Promessa do Terceiro Setor: Um Estudo sobre a Construção do Papel das Organizações Sem Fins Lucrativos e do seu Campo de Gestão (1999) que “não se trata exclusivamente de filantropia, no sentido de caridade desinteressada, mas de investimento estratégico: um comportamento de aparência altruísta, como a doação a uma organização sem fins lucrativos, que atendo também a interesses (mesmo que indiretos) da empresa, como a contribuição à formação de uma imagem institucional positiva ou o fortalecimento de mercados consumidores futuros”.

           Como se pode ver, é possível trabalhar para construir uma carreira e fazer o bem para a sociedade ao mesmo tempo. Quem tiver interesse, procure uma empresa que tenha uma área de responsabilidade social para atuar. Caso queira atua em alguma ONG, procure as que precisam de ajuda. Neste último, é indicado que comece por trabalhos voluntários para ganhar experiência e confiança, e posteriormente, pensar como um emprego.


Querem conhecer um belo exemplo do Terceiro Setor? Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=z09OpF2Buws

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